Sincronização vs Backup de Dados
- sempr.pt
- 21 de fev. de 2022
- 5 min de leitura
Se pensa que não precisa de fazer #backups (cópias de segurança) dos seus dados porque já os tem sincronizados na nuvem então leia este artigo.

Por vezes, tendo nós os nossos ficheiros de dados armazenados no Google Drive, OneDrive, iCloud, Dropbox, etc, questionamo-nos se os nossos dados se encontrarão protegidos contra perda total? Pois, a resposta curta é não!
Esses serviços são serviços de #sincronização de dados baseados na #nuvem mas, embora pareçam operar com funcionalidades semelhantes às dos backups, não asseguram uma proteção completa contra uma perda total de dados.
Muitos empresários só descobrem as diferenças que existem entre os serviços de backup e os de sincronização quando é demasiado tarde: ou seja, após uma perda de dados!
Neste artigo iremos explicar as diferenças entre sincronização na nuvem (#cloud #sync), backup na nuvem (cloud backup) e armazenamento na nuvem (cloud #storage) para que assim possa fazer a sua escolha mais informada quando tiver que decidir sobre as medidas de proteção dos dados da sua empresa.
Quando falamos de dados de uma empresa, os objetivos são essencialmente estes: por um lado, garantir a máxima segurança e proteção dos dados e, por outro lado, conseguir uma utilização optimizada e facilitada desses mesmos dados. Vejamos como o conseguir...
Qual a diferença entre sincronização, backup e armazenamento na nuvem?
É útil percebermos de que forma os serviços de sincronização, backup e armazenamento na nuvem diferem entre si e também de que forma se complementam, para que assim os possamos usar de forma eficaz.
Sincronização na Nuvem
Provavelmente estará familiarizado com serviços como o Google Drive, OneDrive, iCloud, Dropbox, etc. São serviços de sincronização que permitem/facilitam a partilha de informação entre vários dispositivos - tais como computadores, telemóveis, tablets - e entre vários utilizadores.

Este tipo de serviço sincroniza os dados de cada dispositivo com todos os outros dispositivos/utilizadores conectados, garantindo assim que a informação mais atualizada está sempre acessível em cada dispositivo. Todas as alterações efetuadas num dispositivo são automaticamente refletidas em todos os outros dispositivos.
Os serviços de sincronização permitem que diferentes utilizadores, em diferentes dispositivos, acedam aos mesmos ficheiros de dados, tornando-os assim serviços extremamente úteis para a colaboração e a partilha de informação entre os elementos de uma equipa.
Contudo, importa perceber que, se por exemplo um colega da equipa apagar um ficheiro compartilhado, essa alteração será refletida em todos os outros dispositivos, ficando assim todos os outros elementos da equipa sem acesso a esse ficheiro, a menos que a remoção do ficheiro seja revertida.
Esta característica da sincronização dos dados, particular deste tipo de serviços e tão útil para fins de acesso, partilha e colaboração, acaba também por ser o seu "calcanhar de Aquiles" em termos de proteção, como explicaremos mais à frente, neste artigo.
Backup / Cópias de Segurança na Nuvem
Os serviços de backup na nuvem são serviços que copiam todos os dados do seu dispositivo e armazenam-nos, em segurança, num local remoto.
Funcionam de forma semelhante a um backup tradicional só que, em vez de armazenarem os dados num disco externo ou num servidor de backup da sua rede local, no seu local de trabalho, armazenam esses mesmos dados num servidor externo, na "nuvem", aumentando assim o nível proteção da informação da sua empresa.

Ao selecionar um serviço de backup na nuvem deve procurar um que funcione automaticamente, em segundo plano no seu computador, e que assegure uma cópia de segurança de todos os dados da sua empresa assim que estes são criados ou alterados.
Deverá igualmente procurar um serviço de backup que disponibilize um histórico de versões com 30 ou mais dias de antiguidade. Esta particularidade é extremamente relevante em determinadas situações, como explicaremos mais adiante.
Os serviços de backups na nuvem são otimizados para permitir que as empresas recuperem facilmente a totalidade dos seus dados caso um dispositivo seja perdido, roubado ou comprometido.
Os serviços de backups oferecem, tipicamente, várias opções para a recuperação dos dados, que podem ir desde a recuperação via web até ao envio de um disco rígido USB com os dados do Cliente.
Armazenamento na Nuvem
No contexto deste artigo e de uma forma simples, o #armazenamento na nuvem pode ser entendido como aquilo que está na base dos serviços de sincronização e dos serviços de backup na nuvem.
Dito de outra forma, o armazenamento na nuvem pode ser entendido como a infraestrutura de armazenamento de dados sobre a qual os serviços de sincronização e os serviços de backup são construídos. É o local físico onde os backups são armazenados e onde a sincronização ocorre.
Então, que Serviço adoptar para a minha Empresa?
Os serviços de sincronização de dados facilitam enormemente o acesso à informação e a partilha da informação e a colaboração entre elementos de uma equipa. Neste aspecto, não há dúvida que têm lugar em qualquer empresa atual que queira tirar partido das tecnologias digitais para a optimização dos seus processos de trabalho.
Mas os serviços de sincronização não foram desenvolvidos tendo em mente assegurar cópias de segurança dos dados. Não são serviços pensados para garantir uma proteção completa contra a perda total de dados.
Para além disso, os serviços de sincronização de dados são vulneráveis à corrupção por agentes mal-intencionados ou #malware.
Se o seu computador for atingido, por exemplo, por um ataque de #ransomware e sincronizar automaticamente seus dados, todos os seus ficheiros de dados ficarão corrompidos em todos os dispositivos para onde ocorrer a sincronização.
Tipicamente, os serviços de sincronização não disponibilizam versões dos ficheiros de dados com uma antiguidade suficiente para a recuperação deste género de ataques de #cibersegurança.
O mesmo acontece se ocorrer uma corrupção acidental de dados e só se der conta do facto algumas semanas/meses mais tarde. O mais certo é não conseguir recuperar os dados caso não utilize um serviço de backup de dados.
Apenas um serviço de backup de dados na nuvem garante o nível de proteção de dados necessário, nomeadamente em situações de perda total de dados.
Um serviço de backup de dados na nuvem assegura uma cópia de segurança de todos os dados existentes num determinado dispositivo e armazena-os num local remoto e seguro. Garante também versões dos dados com antiguidade suficiente para uma recuperação em caso de corrupção inadvertida ou ataque ransomware.
Mas da mesma forma que os serviços de sincronização de dados não asseguram proteção contra a perda total de dados também os serviços de backup não estão optimizados para serem utilizados como uma ferramenta de partilha e colaboração, apesar de permitirem o acesso remoto ou a partilha individual de ficheiros de dados.
Assim, para a sua empresa, deverá equacionar adoptar uma solução que englobe os dois tipos de serviços. Sincronização e backup não são, nem devem ser considerados, serviços opostos - são serviços complementares e devem ser usados em conjunto.
No entanto, se o seu orçamento permitir a adopção de apenas um destes serviços, o backup terá que ser, obrigatóriamente, a sua opção prioritária.
Recomendações Finais
Tal como já referido num artigo anterior a #segurança é um fator absolutamente crucial na transformação digital da sua empresa, qualquer que seja a natureza e a dimensão da mesma.
Para a segurança dos dados da sua empresa recomendamos a implementação de uma estratégia de backup que contemple a criação de múltiplas cópias dos seus dados, em diferentes dispositivos de armazenamento e em localizações diferentes - sendo uma dessas localizações a nuvem (cloud).
Depois, tendo o plano de backup implementado e em execução, é imprescindível assegurar a realização regular de testes de recuperação. Só com a realização destes testes poderá estar seguro de que os dados relevantes do seu negócio podem ser efetivamente recuperados, em tempo útil.
Não espere pela ocorrência de um desastre para testar os seus procedimentos de restauro e recuperação. As situações de emergência que envolvem perda de dados são extremamente stressantes, principalmente se não tem ideia nenhuma de como os recuperar. Defina um plano para testar seus backups e processos de restauração regularmente.
Entre em contacto connosco se tiver questões adicionais sobre a #proteção dos #dados da sua empresa. Teremos todo o gosto em ajudá-lo.
SEMPR ao seu dispor!
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